23 de nov de 2014

Estudo Bíblico sobre o Caráter Cristão na Perspectiva Evangélica

- Romanos 12:2 – A primeira atitude do cristão no sentido de desenvolver o caráter cristão é não se conformar com os valores deste mundo, pois uma coisa é sair do mundo e outra é retirá-lo de dentro de si.

     A segunda atitude do cristão é renovar a forma de pensar, deixando de pensar do ponto de vista mundano e, passando a pensar na perspectiva de Deus.

     Sem estas duas atitudes básicas, além de não haver um desenvolvimento efetivo e significativo do caráter, ainda não poderá usufruir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, pois, na medida em que à vontade de Deus estiver no sentido contrário da filosofia mundana, o cristão vai interpretá-la como desagradável, uma vez que lhe limitará seus desejos e objetivos.

- Romanos 8:28,29 – O maior objetivo de Deus, após a salvação espiritual em Jesus Cristo, é que o cristão se conforme a imagem de seu Filho Unigênito e Amado.

     Como irmão de Jesus, pela adoção espiritual a família divina, Deus deseja e espera que o cristão esforce, na proporção que estiver a seu alcance, para ser de acordo com a imagem de Jesus, manifestando a identificação com Ele, de forma que seja o primogênito de muitos irmãos. Este é um dos grande propósitos que Deus na vida do cristão.

- Gálatas 5:16 a 26 – Na proporção em que o cristão anda no Espírito Santo, ele vai deixando as obras da carne e manifestando os frutos do Espírito de Deus.

     Somente o Espírito Santo opera a verdadeira transformação na natureza humana, tornando-a capaz, através de Sua ação maravilhosa, produzir os Seus frutos, apesar desta ter sido corrompida pelo pecado, e a corrupção pelo maligno fazer com que tenha uma tendência maior ao erro.

     A Palavra de Deus afirma categoricamente que se o cristão andar plenamente no Espírito Santo jamais satisfará os desejos da carne. De outra forma significa dizer que se cristão andar 100% no Espírito Santo não pecaria. Portanto, isto serve como uma forma de diagnóstico da qualidade e do nível de transformação da vida cristã, pois quando menor for à porcentagem deste andar com o Espírito Santo, permitindo sua direção e ação na vida do cristão, maior será a porcentagem de pecado. Neste sentido, quanto tem sido porcentagem de sua entrega à direção e ação do Espírito Santo em sua vida?

- Romanos 12: 9 a 21 – O nível de qualidade e de transformação da vida do cristão, que consiste na formação e manutenção do caráter cristão, é manifestado através das atitudes na prática da vida.

     A vida cristã não é apenas teoria ou uma filosofia que se gosta de estudar, aprender e admirar, sem, contudo, operacionalizada na vida diária.

     A maior de todas as pregações do cristão não consiste no que ele fala, mas, sobretudo, em suas atitudes em relação às pessoas e às situações na vida.

     Existe uma frase, cujo autor não conheço, que expressa muito bem esta verdade: “Pregue, e se for necessário fale”.

- Tiago 1:19 a 25 – O ápice do caráter cristão não está em apenas ser um bom cristão dentro da igreja e conhecedor da Palavra de Deus, mas na proporção em que sua fé, que implica em ação concreta, se manifesta no seu testemunho e suas atitudes em relação às pessoas, demonstrando não ser apenas um ouvinte, mas sobretudo, um operoso praticante, não tendo do que se envergonhar, mas engrandecendo o nome de Jesus através de seu viver.

- 1ª Pedro 1:5 a 8 – O ponto central da vida cristã não pode ser outro, senão a alegria da salvação, juntamente com a determinação de valorizá-la, sobretudo, durante a vida, sabendo, do fundo do coração, que tudo que vier e tiver que passar em forma de provação nesta vida, como sofrimento por ser de Cristo até a morte, apesar de ser humanamente difícil, é muito pouco se comparado com a glória de viver eternamente no reino de Deus.

     A vida do cristão deve ser caracterizada pela caminhada rumo à morada eterna, visando sua salvação espiritual, sendo este o objetivo principal, não a trocando por “um prato de lentilha” do mundo, mas enquanto estiver neste corpo, ser, na medida máxima da possibilidade humana, através da ação maravilhosa e poderosa do Espírito Santo, a manifestação de Jesus Cristo na Terra, através da sua atitude de conformidade à Sua imagem.

- 1ª Pedro 5: 6,7 – Uma das condições espirituais fundamentais para o desenvolvimento de seu caráter cristão é a atitude de humildade, principalmente, em relação à Deus, pois esta atitude humilde diante de Deus, do mais profundo do seu coração, indica a verdadeira compreensão e aceitação do Senhorio Divino, através da ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

     Esta atitude de reconhecimento, valorização e entrega não existe a possibilidade da transformação espiritual efetiva, verdadeira e profunda na vida do cristão.

- 1ª Pedro 3:11 a 17 – A Palavra de Deus nunca disse que a vida cristã estaria isenta de dificuldades e aflições nesta terra, este tipo de promessa se referi a vida no céu.

     Na terra, Jesus mesmo disse que o cristão teria aflições, mas que tivesse bom animo, pois Ele venceu o mundo (João 16:33).

     O cristão deve ter consciência que o caminho de Deus na terra, está no contra-mão do mundo, mas, isto não significa que este errado, pelo contrário, enquanto o caminho leva ao céu, que está em cima, o do mundo leva ao inferno, que está em baixo (Provérbios 15:24).

     Portanto, o cristão deve estar preparado para tudo o que for necessário para manter o testemunho de Cristo, seja através para responder aquele que lhe perguntar a razão de sua esperança, ou para sofrer como um testemunho prático, real e concreto de sua fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, sendo o único caminho que conduz a vida eterna, através da salvação espiritual conquistada pela sua vida imaculada e pelo sacrifício na cruz do calvário cumprindo a justiça de Deus.
Dalton Ricaldoni



Atuo como Psicólogo Clínico a 23 anos e desenvolvi a abordagem psicológica, que denominei de Psicoterapia Analítico-Cognitiva, e a base psicológica que sustenta meu trabalho clínico, que denominei de Teoria do Equilíbrio Psicológico Dinâmico. Ministro palestras relacionadas aos temas de  Educação Humana, Equilíbrio Psicológico Dinâmico, Desenvolvimento Psicológico e Possibilidade Humana de Transformação Psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário